ÍNDICE:

domingo, 22 de novembro de 2020

Brasil já volta à democracia?

Os Estados Unidos devem manter o nível de sua ajuda econômica ao Brasil, porque o presidente Médici prometeu restabelecer a democracia e promover o desenvolvimento econômico de um país que se situa entre os maiores do mundo. No Clube de Imprensa de Nova Iorque, Nelson Rockfeller diz a sua frase, quando também pregou a “intensificação da ajuda militar no Continente, sem farisaísmos, e a ampliação da ajuda econômica... e completa assistência financeira aos países do Sul”. No Rio, o ministro Buzaid diz que o Governo apurará as denúncias de tortura, “cujos métodos sofisticados não deixam marcas”. Em S. Paulo, o Governo Estadual não quer passar por carrasco E o “estadão” e o “Jornal da Tarde” fazem editoriais duros, de alto nível, advertindo seriamente as autoridades constituídas e reclamando providências de humana justiça. Em Brasília o presidente Médici completa 64 anos e anuncia que o País atingirá a democracia plena. Talvez, antes mesmo de completar duas vezes a idade de Cristo. A ARENA fixa posição a respeito da reforma da legislação política e eleitoral. O Congresso será convocado extraordinariamente para decisões de importância. Dentro de seu túmulo, em seu descanso de velho lidador democrático, Mangabeira deve estar-se remexendo. A arvorezinha da democracia brasileira está crescendo. Como queria. Ao lado de tantos democratas, das gerações de 50 e 60. 

Por que atacam 
Mário Cuichini, jornalista, relações públicas da Companhia do Metrô, calmo e indignado: - Por que só atacam o prefeito Paulo Maluf? As obras que estão em toda cidade, foram, em sua maioria, projetadas por Prestes Maia. Muitas delas, iniciadas por Faria Lima. Maluf pegou o rabo-de-foguete, e com grande coragem e dinamismo, as concluiu. Por que, então, o atacam tanto? 

O que é cordel? 
Aula de folclore no Museu de Artes e Técnicas Populares do Ibirapuera. Um pesquisador, menos que professor, define a literatura de cordel brasileira: - O cordel nortista é a literatura do povo para o povo. É literatura popular impressa. O jornal do sertão nas feiras do Norte. Cordel, porque os livretos são pendurados em cordinhas. As gravuras de suas capas são arte popular das boas. O cordel é, ainda, no País, manifestação autêntica da nossa cultura popular. 

Pelé na História 
O primeiro gol profissional de Pelé foi marcado contra o Corinthians de Santo André. Dia: 7 de setembro de 1958. O mil-gol profissional de Pelé foi marcado contra o Vasco. Dia: 19 de novembro de 1969. Dia da Pátria. Dia da Bandeira. Pelé. Pelé. Pelé.

TRIBUNA DE SANTOS 7/DEZ/1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário