O Brasil é grande demais para tão poças ambições. Sessenta e três anos, dois filhos, três netos, pronunciamento confiante e autoritário, quando se dirigiu oficialmente à Nação. Em vez de jogar pedras no passado vamos aproveitar todas as pedras disponíveis para construir o futuro grandioso do País. Torce pelo Flamengo e pelo Grêmio, não têm inimigos, deita-se às 10 da noite e levanta-se às 6 da manhã. As Forças Armadas entram a fundo no processo reformista. Metas: repelir a pregação extremista que exige de forma primária a destruição das instituições e também o apelo das oligarquias que recomendam sua inalterável manutenção. O desenvolvimento e a democracia plena estão por construir. Com liberdade. Democracia e desenvolvimento não se resumem em iniciativas governamentais. São atos da vontade coletiva. De Bagé, descendente de espanhóis e italianos, quinto gaúcho a chegar à presidência. Duro, seco, sério, homem firme, correto. Trigésimo primeiro presidente da República. Emílio Garrastazu Médici. Milito.
Onde não chega o Dr. Pestana
Solenidade oficial. O Dr. Paulo Pestana pede licença e apresta-se para sair. Está apressado. Precisa atravessar a cidade, para outro compromisso. E Virgílio Lopes da Silva, suplente de senador, secretário do Trabalho, ao diretor do DET:
- Não adianta se apressar, Pestana. O trânsito está tão ruim, hoje, que você não chega a ligar nenhum.
A arte boa que chega
Mineira, sensível, tímida, ex-empregada doméstica: Isabel de Jesus faz absoluto sucesso na Galeria Azulão. São telas primitivas onde os bichos e as flores, desenhados em traços simples, ganham depois um belo colorido.
O gordo baiano Waldemar agita-se todo. Mário Cravo vem vindo aí para expor sua arte na feira de ferro e aço na “A Galeria”.
Ione Saldanha recebe do governador Sodré NCr$ 5 mil, com seus bambus coloridos ganhou o primeiro premio da Bienal:
- Mondriam falou que a arte moderna morreu ou estava em vias de. Para ele, o processo de criação chegou a uma altura dificilmente superável. Mas ainda existem outros caminhos a seguir. Eu procuro. A arte é como ávida. Tem que existir.
O folclore
Papelucho grudado na vitrina duma farmácia no bairro de Pinheiros:
A última vez que o Corinthians foi campeão:
1. Farmácia se escrevia com PH...
2. O Matarazzo derretia banha no fundo do quintal...
3. O Dino Sani usava um basto topete..
4. Não existia um time chamado Santos F. C...
Frase da semana
Dílson Funaro, novo secretário do Planejamento:
- Mesmo nos países desenvolvidos o progresso tecnológico é um condicionamento fundamental do progresso sócio econômico. A formação de uma comunidade científica e tecnológica, somando esforços governamentais e empresariais, é a única forma de enfrentar o domínio econômico dos países mais desenvolvidos.
Tribuna de Santos
12 de outubro de 1969.
Nenhum comentário:
Postar um comentário