sábado, 29 de julho de 2017

DIÁLOGO COM J.Q. EM "A GALERIA"


 JQ – O senhor que escreveu aquela noticia no “Painel” na Folha? 
LE – Eu não escrevi. Eu dei uma entrevista à Folha. 
JQ – Você é um mentiroso! 
LE – Não. Escutei aquilo do Carlos... 
JQ – Você é um mentiroso!!! 
LE – Mentiroso é o senhor! 
JQ – Aquilo é uma infâmia, me atinge!
LE – Eu informei no jornal o que o Carlos me disse. Que nunca mais queira saber de Jânio Quadros. Que o senhor era um traidor!
JQ – Isto é uma infâmia! 
LE – Na opinião do senhor... 
JQ – Isto não vai ficar assim! Eu tenho provas...
LE – Eu também tenho, Presidente! 
J.Q.  –... E eu vou esmagá-lo!!! 
LE – Pode fazer o que quiser, Presidente. Sou um jornalista modesto... 
JQ –... Eu vou esmagá-lo! 
LE – Pode fazer o que quiser. Não sou candidato a nada. 

Diálogo ocorrido em A Galeria, em 24.8.77 
Testemunhas: Paulo de Tarso dos Santos, Waldemar Szaniecki e outras pessoas. Houve avanços e recuos. Saí de A Galeria em seguida ao diálogo. Na rua, já na calçada, Szaniecki me seguiu e convidou-me a entrar de novo. Agradeci e disse que não o fazia, em homenagem a duas pessoas que muito prezava: Paulo de Tarso e ele, Waldemar. Tomei o carro e fui à casa do Flávio Pinho (aniv. Silvia), onde cheguei muito agitado. O bom ambiente, o bom vinho, as muitas conversas com amigos me acalmaram. 

A respeito dessa passagem e para bem melhor compreendê-la, escreveu Gabriel Kwak em “O Trevo e a Vassoura”:

Jânio Quadros queria que Carlos Lacerda, o homem que havia precipitado o seu gesto ingênuo de renúncia, escrevesse um manifesto de homens públicos com direitos políticos cassados. O espevitado ex-presidente fez essa proposta ao veterano jornalista Luiz Ernesto Kawall muito ligado a Lacerda, na missa de sétimo dia do empresário Ciccillo Matarazzo. 

Dias depois, Luiz Ernesto esteve com Lacerda no Rio de Janeiro, na Editora Nova Fronteira, de propriedade do ex-governador da Guanabara, e tocou no assunto. O Corvo cortou: 

– Esse é um traidor da pátria. Eu nunca mais quero falar com esse f.d.p.! 

Oito dias depois, Carlos Lacerda faleceu na Clínica São Vicente. Jânio, então, declarou à Folha de S. Paulo que o falecido tinha sido “o culpado da sua renúncia”. Luiz Ernesto contra-atacou, plantando na coluna “Painel” do mesmo jornal as declarações sobre Jânio que ouvira de Lacerda, dias antes.

Dias depois, Luiz Ernesto foi a um vernissage de Paulo de Tarso Santos em A Galeria, na Rua Haddock Lobo, nos Jardins, São Paulo. Lá encontrou Jânio Quadros, em companhia de Fernando Mauro Pires da Rocha e Roberto Cardoso Alves. Quando viu o jornalista, o ex-presidente teria perdido o fair play e saído em disparada em sua direção. Fora de si, chamou Luiz Ernesto às falas:

– Foi você que me chamou de traidor na “Folha”? 

– Eu não. Foi o Lacerda. 

Sacudindo o copo na direção de Luiz Ernesto. Jânio ameaçou: 

– Mentira! Vou esmagá-lo! 

Luiz Ernesto não se intimidou e ainda arremedou o homem da vassoura: 

– Esmagá-lo-ei primeiro, presidente. S

e não fosse a entrada em cena da “turma do deixa disso”, a noite acabaria em prejuízo para um dos dois galos de briga. Abreu Sodré, no entanto, queria que o episódio, verdadeira cena de ópera bufa, tivesse outro desfecho. O ex-governador disse a Luiz Ernesto: 

– Você devia ter da do um tapa nesse canalha.

(O Trevo e a Vassoura - os destinos de Jânio Quadros e Adhemar de Barros - Ed. A Girafa, p. 178).

Nenhum comentário:

Postar um comentário