sábado, 1 de novembro de 2014

“SABER VEDERE...”


Walter Zanini, colega na “Casper Líbero” (idos 1947/1951) me emprestou um livro, de autor italiano, para “eu ler e aprender”: “saber vedere” (saber ver).

Li e reli e, acho, aprendi nas letras e nas ilustrações, a Arte de séculos anteriores, até os mestres de hoje, em todo mundo. Será!?

Assim, sai agora o meu “Artes Reportagem 2”, após o bem sucedido 1, lançado há 40 anos, na “Cosme Velho”. É um trabalho coletivo, em que colaboraram, contendo meus exageros e evitando falhas, queridos amigos, como Arnaldo Chieus, Gabriel Waak, Henrique Fabre, Cecília Prada e Fernando Lemos. Desde os tempos do Jornalismo, já era assim, com a nossa “A Imprensa”. Naquele tempo tínhamos ainda a Regina Helena, a Aracy Amaral e o próprio Zanini (ver os comentários de AA e WZ sobre a Bienal, a 1ª, inaugurada festivamente pelo Senhor das Artes, Ciccillo Matarazzo em 1951).

Quero também homenagear aqui, Carlos Lacerda, meu mestre cujo centenário ocorre agora, (coincidência bem junguiana), Israel Novaes, Otávio Frias, Hernani Donato e Paulo Dantas, amigos já nos céus. E também Lygia Fagundes Telles, Paulo Bomfim, Salomão Esper, Luis Edgar de Andrade, Otávio Frias Filho, Carlos Bryckman e José Paulo de Andrade, eles tem escrito lérias sobre este escriba renitente. Desde pequeno faço meus bilhetes e... cursivos, até ganhei prêmio, em 1938, na Rádio Tupi, num Concurso de Contos para Garotos. Minha mãe, Marieta Machado de Oliveira, de família de intelectuais, seria a responsável-mor por este indômito... L. E. K. Mil saudades.

Família querida: Zilda, Márcia, Beatriz, Helena, netos, bisnetinhas e os irmãos. Da Ilsa Kawall Leal Ferreira fizemos reportagem a partir da doação de sua família ao Museu da Xilogravura de Campos do Jordão.

De Saint-Exupery, sempre... “se você não me ler com o coração, não entenderá a minha alma”. É isso. 

Texto de Luiz Ernesto Machado Kawall - S.P. 30.4.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário