sábado, 13 de dezembro de 2014

ARTE POPULAR EM QUESTÃO (em questão?)

“Arte popular e Dominação”, de Ivan Mauricio Marcos Cirano e Ricardo de Almeida (Editora Perspectiva, 1978), procura mostrar, à base de pesquisa de documentação e de campo realizadas, de 1975 a 1978, na Região Metropolitana do Recife aspectos, experiências e influências da arte e cultura popular em Pernambuco, nos últimos 15 anos, do Movimento Popular ao Movimento Armorial. Os pesquisadores partiram de algumas premissas, como, por exemplo, de que “documentar a arte popular não significa salvá-la de coisa alguma”, para chegar a conclusões válidas e de maior interesse sócio/político/cultural, tal sejam: 
– as artes populares, se são uma referência fundamental para a cultura central, por outro lado se formam como ideologia dominada e estão impregnadas de elementos conservadores. 
– de início a cultura do povo é reprimida como “imoral e anti-social”, mas, também, a elite gosta das coisas que o povo faz e incorpora em seus hábitos a cultura periférica. 
– o Estado e certa intelectualidade, de forma sutil e eficiente, com objetivos de manter o status dominante, criam conceitos diversos, como “a arte popular é espontânea e pura, os meios de comunicação é que tiram a sua pureza” ou, este outro, “a arte popular é a base para a elaboração de uma arte erudita nacional”. 

Após colher o depoimento de 114 artistas recifenses nos campos da dança, música, xilogravura, cordel, artes populares em geral, Ivan, Marcos e Ricardo narram e comprovam casos de apropriação cultural de obras de muitos artistas populares. Vale a pena ler a obra/pesquisa, bem realizada e documentada. 

Chico da Silva está em casa nova, no Pirambu, em Fortaleza, e também com novo, e mais bem organizado “marchand”, e, ainda, coma mesma cirrose hepática, que o torna inchado e febril, embora bebendo menos, só as cervejinhas na esquina. Contente com a sua participação na 1ª Bienal Latino Americana de S. Paulo, o Chico pinta e apronta seus quadros míticos-mágicos – parece que ele é quem forneceu o tema da Bienal, e não vice-versa e, efetivamente, sem o vigor e a autenticidade antigos, que o tornaram um dos maiores primitivos ágrafos do mundo.

Uma pergunta: não seria mais válido e real que a direção da Bienal selecionasse de colecionadores e museus obras do Chico das décadas de 40 e 50 – e para isso poderia ser contratado seu descobridor, Pierre Chabloz – do que mostrar um Chico já decadente, descaracterizado de sua pintura magistral de antes? Afinal, a Bienal não pode, sem trair seus objetivos, que parecem válidos, apresentar a arte popular brasileira, no caso de Chico da Silva, como adorno ou folclore nacional.

Câmara Cascudo continua seu patriarcado cultural sólido, octogenariamente fincado em sua mansão imperial da Junqueira Aires, em Natal. Em carta de maio, nos diz: 
– “... subo a rampa dos 79 e vivi o Sertão de Pedra e Sol tendo nos folhetos, seu nome batismal, o divertimento e a excitação líricas até 1915, quando as rodovias perpendiculares às praias do Mar, levaram a poeira das Cidades às vilas e povoados ignorados... O cordel é a nossa literatura profundamente popular, secular e outrora a única manifestação de mentalidade do interior, nos planos sentimentais e julgadores das condutas humanas... Creio que estamos na hora de Noé, onde a tarefa natural é carregar a Arca do documentário do Hoje e do Agora populares... Depois a Arca rumará o ano 3.000. É de temer que o “mercado” convide à industrialização maquinal e sórdida, a Imaginação substituindo a paisagem autêntica do raciocínio e mentalidade do Povo real e visível”.

No Paço das Artes os artistas artesãos cearenses, Frasca (bordado, renda, labirinto, vestidos pintados à mão), Raimunda (cerâmica), Expedito (couro), Maia (madeira), Sena (sementes, adornos, decoração e brinquedos populares), Moisés (fibras), Giovani (papel, cordel), todos filiados – como outros 2.300 artesãos – à Associação Brasileira de Artesãos – secção do Ceará, apresentam suas técnicas ao vivo, em mostra bem engrenada e sucedida. O artesanato, ali, não é aquele oficial nem oficioso, paternalizado ou comercializado. 

No catálogo, em apresentação dedicada aos cearenses Luiz Edgard de Andrade, Lívio Xavier, Eleazar de Carvalho, Aldemir Martins, Glauco Carneiro e outros dissemos sobre a arte popular do Ceará e seu povo: 
Ceará-ao-Vivo é festa para os olhos do paulista bestificado diante do espanto telúrico, armorial e arquetípico dos artistas populares da Terra do Sol que despencam aqui a artesania maior de um povo guerreiro, andarilho sem sossego, “judeu” brasileiro, o sangue cruzado com o índio, o português e o branco, nômade, jagunço e vaqueiro, perseverante e hospitaleiro, ambicioso e fatalista, vivo, álacre e imaginativo, social e comunicativo, amigo da música, da dança, do jogo, do forró, dos esportes, das vaquejadas e das jangadas, da vida militar aquartelada, da cultura jurídica de mistura com a letrada, analfabeta ou altamente alfabetizada. 

Esses cabeças-chatas e suas inteligências maravilhosas, loquazes e capazes, lutadores contra o meio hostil e inóspito, o agreste sertão e a seca besta, as más administrações e o isolamento geo-econômico, fanáticos e penitentes, mulher rendeira, Iracema e Florinda Bolkan, dos evangelhos e dos sertões de Antonio Conselheiro, das loucas cavalgadas de Lampião, Antonio Silvino e Jesuíno Brilhante. Os cearenses, gente espartana e resistente, ameríndia e pastoril, esses filhos dum Nordeste sudenizado, raça original e varonil, povo do Brasil que a gente encontra no Paraguai, na Índia e na China e até na Arábia Saudita escondida sob turbantes e mantos turcos, homens, qualunques, bóias-frias, portuários, leoninos rotarianos, católicos/corintianos, umbandistas, repentistas e beletristas, jornalistas e literatos afamados... 

O Ceará que deságua popular e caudal, na Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade, onde a gente paulista recebe seus irmãos terráqueos nordestinos, artistas do consciente e do inconsciente coletivos, com carinho de irmão, bem brasileiro. Vote!”

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